Search

Results 1 - 20 from 77 Found materials (New search)
<Previous [1] 2 3 4  Next>

  • Category: Handout or Class Script
  • Note: -
  • Downloads: 1
  • Visits: 49

O ESTUDO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIOINTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ

Com base no surgimento de novas dinÃmicas pedagÃgicas, que buscam reformular as relaÃÃes de ensino-aprendizagem ainda em muito caracterizadas pela rigidez do ensino tradicional, destaca-se nesta pesquisa a prÃtica pedagÃgica de cunho interdisciplinar. O presente estudo procurou investigar a existÃncia de prÃticas pedagÃgicas interdisciplinares nos cursos do Ensino MÃdio Integrado do Instituto Federal do AmapÃ/Campus MacapÃ. Para alcanÃar o objetivo proposto, a pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa, procedendo-se à anÃlise documental dos Planos PedagÃgicos dos Cursos TÃcnicos Integrados do Campus Macapà e à investigaÃÃo sobre a submissÃo de Projetos de Ensi...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 593
  • Visits: 10.242

O Ensino a Distância aplicado a uma disiciplina de Bioquímica - Bioquímica da Nutrição

AtravÃs de um programa de formaÃÃo pedagÃgica para pÃs-graduandos, o grupo de Ensino de BioquÃmica da Universidade Estadual de Campinas â Unicamp e da Universidade de SÃo Paulo â USP vem promovendo o desenvolvimento de novas disciplinas especiais de bioquÃmica. Uma delas foi a BioquÃmica da NutriÃÃo inteiramente planejada e aplicada por pÃs-graduandos para alunos de graduaÃÃo. Os objetivos da disciplina, o seu conteÃdo e as formas de avaliaÃÃo foram completamente reestruturados de modo que pudessem ser veiculados pela Internet. A versÃo virtual da disciplina foi oferecida para alunos da graduaÃÃo durante quatro meses. Para ser totalmente veiculada pela Internet, foi c...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 64
  • Visits: 16.419

A cartografia mediando o ensino: possibilidades e potencialidades

O presente trabalho vincula-se ao projeto Fapesp Ensino PÃbico intitulado âElaboraÃÃo de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciÃncia, à sociedade e ao ambiente na escola bÃsica com Ãnfase na regionalizaÃÃo a partir dos resultados de projeto de PolÃticas PÃblicasâ e tem como objetivo investigar as potencialidades da cartografia em prÃticas pedagÃgicas que valorizem o lugar e a realidade do aluno, assim como as possibilidades apresentadas por este recurso para o trabalho interdisciplinar, constituindo-se em um eixo interessante para o diÃlogo entre disciplinas. Para isto, foi realizada uma anÃlise do projeto pedagÃgico elaborado pela escola estadual Profe...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 92
  • Visits: 4.187

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA AULA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM

Os conteÃdos abordados dentro de uma sala de aula exigem do educador a criaÃÃo de um ambiente que estimule a aplicaÃÃo prÃtica do que esta sendo abordado. Ã importante que sejam implantados no processo educacional, conteÃdos que demonstrem e esclareÃam fenÃmenos cotidianos para que, desta forma, os alunos estabeleÃam relaÃÃes entre tais acontecimentos e seus efeitos, e aprendam realmente o conteÃdo da disciplina. Portanto, o presente trabalho tem como justificativa estimular a criaÃÃo de trabalhos prÃticos, atividades diferenciadas e dinÃmicas que desenvolva o raciocÃnio dos alunos atravÃs da resoluÃÃo de problemas e que torne as aulas de ensino mÃdio mais prazerosas. ...

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metadeNota vazia
  • Downloads: 44
  • Visits: 3.282

O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE IGARASSU EM PERNAMBUCO

RESUMO Esta pesquisa intitula-se: O ensino de Biologia Celular em uma escola pÃblica estadual de ensino mÃdio do municÃpio de Igarassu em Pernambuco e teve como objetivo identificar e analisar as repercussÃes das aulas prÃticas vivenciadas em laboratÃrio na aprendizagem dos conteÃdos da Biologia Celular pelos alunos. Pesquisadores como Bueno (2008); Cooper (2000); Junqueira e Carneiro (2005); Amabis e Mathos (1998); Amabis (2001); Ausubel (1980), Barbieri (1982), Bizzo (2004, 2007), entre outros auxiliam teoricamente esse estudo, apoiando-o bibliograficamente. Primeiramente, foi realizada uma apresentaÃÃo da caracterizaÃÃo da Ãrea em estudo. Em seguida, foi feita uma abo...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 1.278
  • Visits: 13.480

JOGO ENERGÉTICO: Uma estratégia para o ensino sobre fotossíntese e respiração celular para alunos do Ensino Médio

Para grande parte dos alunos do primeiro ano do ensino mÃdio, os conteÃdos sobre fotossÃntese e respiraÃÃo celular sÃo considerados difÃceis devido aos seus inÃmeros detalhes e tambÃm, Ã maneira monÃtona e isolada com que os mesmos sÃo transmitidos. Assim, reconhecendo a importÃncia de se utilizar estratÃgias de ensino mais dinÃmicas, este artigo relata a utilizaÃÃo de um jogo de tabuleiro que aborda os dois processos acima mencionados, bem como a relaÃÃo direta entre seus produtos e reagentes.

Leia Mais
  • Category: Presentation
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 43
  • Visits: 1.441

Práticas de Ensino de Biologia a partir das Tecnologias Digitais: aprendizagem colaborativa no ciberespaço.

Este Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo fomentar a utilizaÃÃo das diferentes Tecnologias Digitais de ComunicaÃÃes e InformaÃÃes (TDICs) na prÃtica docente de Biologia no Ensino MÃdio a partir dos relatos de experiÃncia dos professores, em suas vivÃncias, com as TDICs no chÃo da sala de aula. A ideia à viabilizar trocas e experimentaÃÃes sobre as possibilidades pedagÃgicas das TDICs no ensino de Biologia que jà foram testadas previamente por vocÃs ao longo da prÃtica docente o que poderà contribuir, sobremaneira, para o seu uso mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse AVA tambÃm oportuniza o debate sobre os desafios da nossa prÃtica docente...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metadeNota vazia
  • Downloads: 121
  • Visits: 8.464

Explicações, representações visuais sobre o ensino do ciclo da água nas salas de aula de ciências

A ideia desse trabalho à discutir um pouco o papel do professor de ciÃncias e sua aÃÃo medida para, no contexto interativo da sala de aula, ir construindo explicaÃÃes e, no caso especÃfico do tema das aulas sobre o ciclo d'Ãgua, mostrando como foi sendo utilizadas as representaÃÃes visuais.

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 50
  • Visits: 11.506

Educação ambiental e itinerários curriculares no cotidiano das séries iniciais do ensino fundamental - Contribuições teórico-metodológicas do Projeto Acre 2000 de Educação Ambiental, Rio Branco/AC

Esta pesquisa de mestrado tem como objeto de anÃlise a FormaÃÃo Continuada para Professores em ExercÃcio em EducaÃÃo Ambiental elaborada e implementada no Ãmbito do Projeto Acre 2000 de EducaÃÃo Ambiental, realizado no perÃodo de 2000 a 2004, desenvolvido no Estado do Acre, especificamente nos municÃpios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, MÃncio Lima e Rodrigues Alves. Esta FormaÃÃo Continuada envolveu diretamente enquanto pÃblico de interesse, os/as professores/as das sÃries iniciais da Rede PÃblica de Ensino, e indiretamente seus alunos e alunas. Empregou-se a estratÃgia de multiplicaÃÃo, segundo a qual as professoras que participaram durante o primeiro ano de realizaÃÃ...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 405
  • Visits: 4.639

Bioquímica Experimental: Proposta para o ensino de Açúcares Redutores

Apresenta-se um mÃdulo didÃtico para o ensino de aÃÃcares no Ensino Superior, utilizando aÃÃcares simples, o reagente de Benedict e a Glicose Oxidase. Relatamos tambÃm nossa experiÃncia na aplicaÃÃo de tais mÃdulos Ãs turmas de Licenciatura em QuÃmica e CiÃncias BiolÃgicas da Universidade Federal de Santa Maria durante a disciplina de BioquÃmica Experimental.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 125
  • Visits: 5.294

BIOLOGIA MOLECULAR PARA O ENSINO MÉDIO

Este trabalho BIOLOGIA MOLECULAR PARA O ENSINO MÃDIO surgiu da observaÃÃo, no Curso de EspecializaÃÃo em Biologia Molecular e GenÃtica, sobre a necessidade de texto de apoio didÃtico sobre a Biologia Molecular que pudesse ser utilizado para no Ensino MÃdio, especialmente para se trabalhar os temas transversais. Assim, na disciplina de Aspectos Interdisciplinares II, os alunos, na maioria professores do ensino fundamental e mÃdio, produziram textos sobre os diferentes temas da Biologia Molecular, segundo suas necessidades. Assim, esperamos contribuir para o ensino e aprendizagem da Biologia Molecular, uma importante Ãrea, presente no cotidiano, que permeia e auxilia vÃrias outras Ã...

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 248
  • Visits: 2.800

Os Incompatíveis Sanguíneos!

A Biologia à desafiadora, pois hà muitos conceitos e processos difÃceis de compreender atà mesmo para o professor. Esse material didÃtico à um produto que foi apresentado como trabalho de conclusÃo do curso de EspecializaÃÃo em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia da Universidade Federal de GoiÃs, com o objetivo de colaborar com o reconhecimento das HQs (HistÃrias em quadrinhos), como ferramenta pedagÃgica, de forma a serem inseridas cada dia mais nos livros didÃticos, na sala de aula, no cotidiano de todos, onde a anÃlise da utilizaÃÃo de um conteÃdo especÃfico da Biologia â O sistema ABO â remeteu a estÃmulos positivos, proporcionando interaÃÃo entre: arte-b...

Leia Mais
  • Category: Software
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 1.060
  • Visits: 7.967

Rede ambiental: educando para vida

Este software foi desenvolvido como ferramenta de apoio em educaÃÃo ambiental, para ensino mÃdio, fundamental e tÃcnico, tambÃm podendo ser utilizado no ensino informal. O software possui informaÃÃes e imagens sobre os biomas brasileiros, atividades virtuais, fichas de atividades prÃticas, filmes e uma biblioteca com temas da Ãrea de educaÃÃo ambiental.

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 176
  • Visits: 7.319

ESTRUTURAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA A DISTÂNCIA BASEADA NO MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA

ApÃs a realizaÃÃo de uma pesquisa de interesse, o curso a distÃncia BioquÃmica da NutriÃÃo foi elaborado e oferecido em 2000, para alunos de graduaÃÃo da Universidade de SÃo Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que contemplam disciplina de BioquÃmica BÃsica na grade curricular. Os resultados da pesquisa mostraram que o interesse nÃo se limita a alunos das duas instituiÃÃes citadas, mas estende-se a estudantes e profissionais de todo paÃs. Esta observaÃÃo despertou o interesse em reestruturar o curso para ser oferecido a um pÃblico maior e mais diversificado. Em se tratando de uma iniciativa inÃdita, fez-se necessÃria a anÃlise do uso de novas tecno...

Leia Mais
  • Category: Link
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteira
  • Downloads: 114
  • Visits: 15.600

Site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Este à o site do Projeto RibeirÃo Anhumas na Escola. Trata-se de um projeto escolar interdisciplinar que aborda as questÃes ambientais de Campinas. O projeto à uma iniciativa conjunta de universidades, instituiÃÃes de pesquisas e escolas da rede pÃblica de Campinas. Faz parte o Departamento de GeociÃncias Aplicadas ao Ensino-DGAE - Instituto de GeociÃncias, Instituto de Biologia, ambos da Unicamp, Instituto AgronÃmico de Campinas, Faculdade de EducaÃÃo da USP-Leste, E.E. Ana Rita Godinho Pousa e E.E. Adalberto Nascimento (http://ead.ige.unicamp.br/anhumas) e possui apoio da CAPES e patrocÃnio da Fapesp e Petrobras Ambiental.

Leia Mais
  • Category: Handout or Class Script
  • Note: Nota inteiraNota inteiraNota inteiraNota inteiraNota metade
  • Downloads: 65
  • Visits: 7.570

Construindo o conceito de tempo

O artigo relata a experiÃncia de uma professora de HistÃria que ao trabalhar o conceito de tempo o ampliou para o tempo arqueolÃgico e geolÃgico. A experiÃncia ocorreu com alunos da atual 6Â sÃrie no ano de 1999. A abordagem de ensino foi o construtivismo.

Leia Mais
  • Category: Thesis or Monograph
  • Note: -
  • Downloads: 69
  • Visits: 3.322

ATIVIDADES PRÁTICAS DE BIOINFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

O desenvolvimento da Biologia Molecular atrelado com os avanÃos estabelecidos pelos processos de sequenciamento em larga escala dos genes humanos e das novas tecnologias da informaÃÃo, ao final do sÃculo XX, condicionaram o surgimento de uma disciplina que gerou vÃnculos essenciais entre a informÃtica e as CiÃncias BiolÃgicas, sendo denominada por BioinformÃtica. Neste contexto, este trabalho apresentou o relato de uma experiÃncia com a aplicaÃÃo de atividades prÃticas de introduÃÃo do ensino de BioinformÃtica a serem desenvolvias com alunos do ensino superior que cursarÃo as disciplinas de Biologia Molecular e GenÃtica Geral no Curso de CiÃncias BiolÃgicas da Universidad...

Leia Mais
<Previous [1] 2 3 4  Next>
Results 1 - 20 from 77 Found materials (New search)